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Uso do diesel em caminhões chega aos 100 anos perto do fim

Em 2023, o uso do diesel em caminhões completará 100 anos, mas está cada vez mais perto do fim. A vida do combustível que revolucionou o transporte terrestre de cargas e passageiros no mundo todo começou em 1923, quando o primeiro caminhão movido com um motor ciclo diesel foi apresentado pela empresa Benz&Cie.

Posteriormente, a Benz&Cie se fundiu com a Daimler, criando a Mercedes-Benz, que conhecemos hoje.

O primeiro caminhão Benz a diesel foi o 5K3, que era equipado com o motor OB 2, de quatro cilindros e 45 cavalos de potência. Depois vieram a MAN, com o Saurer, um caminhão a diesel apresentado em 1924, e a Daimler, que testou um modelo a diesel em 1923 e em 1924.

O diesel não foi bem aceito no início, já que o uso da gasolina como combustível em caminhões era o mais comum na época e era o combustível com maior oferta em todos os continentes.

Para estabelecer o uso do diesel, que se popularizou a partir do fim da década de 1930, as empresas precisaram investir muito em marketing para convencer os transportadores. Agora, quase 100 anos depois, o que está acontecendo é exatamente o contrário. Muitas montadoras estão investindo pesado em novos produtos e marketing para que os transportadores parem de usar o diesel e passem a usar outras tecnologias, como sistemas elétricos ou a gás.

Apesar da eficiência no setor de transportes, o diesel é considerado um grande poluidor, pois sua queima nos motores produz grandes quantidades de gases nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Tecnologias mais limpas, como caminhões elétricos e a gás, que emitem muito pouco ou nenhum poluente, estão começando a chegar ao mercado, ganhando cada vez mais espaço no setor e, aos poucos, vão substituindo o diesel.

O avanço é tão notável que muitas montadoras já programam o encerramento completo da produção de veículos a diesel ou a gasolina para o período de 2030 a 2035. Ou seja, daqui a alguns anos, o uso do diesel em caminhões vai ficar apenas na história. Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.