A suspensão é um dos conjuntos mecânicos mais importantes de qualquer veículo. É por meio dela que os impactos e as vibrações das vias são reduzidos para a cabine, deixando a rodagem mais confortável.
Também é a suspensão a responsável pela estabilidade e dinâmica do veículo, mantendo os pneus sempre em contato com o solo e garantindo a segurança em curvas, acelerações e frenagens.
Por causa dessa importância, a suspensão precisa de muitos cuidados, especialmente quando se fala de caminhões. Nos brutos, esses componentes sofrem mais, porque os caminhões são naturalmente mais pesados.
Entre os principais cuidados está a manutenção preventiva, observando qualquer possível problema e fazendo os consertos e as trocas de componentes sempre que necessário.
Na suspensão, quando se troca uma peça de um lado, deve-se também trocar a mesma peça do outro lado, já que, mesmo em aparente boa condição, haverá uma diferença, que pode influenciar a estabilidade do conjunto.
Outro cuidado é manter tudo o que é necessário lubrificado, alinhado e balanceado para reduzir o desgaste e as vibrações e também conservar os pneus.
Mas uma das questões mais importantes no caso dos caminhões é manter o veículo sempre dentro dos próprios limites. Ou seja, não se pode transportar mais carga do que a capacidade legal do veículo.
A carga em excesso desgasta componentes mais rapidamente, pode causar tombamentos pela modificação do centro de gravidade, além de danificar e sobrecarregar freios e até o sistema do motor e a transmissão, o que aumenta consideravelmente os custos no final da conta.
Apesar de não aparecer sempre, a suspensão precisa de cuidados como qualquer outro componente do caminhão. Cuide bem dela!