A Lei do Descanso determina que o caminhoneiro faça paradas de 30 minutos a cada quatro horas ao volante e, durante essa jornada, deve parar durante 1 hora para realizar refeições. Além disso, outra regra vigente é que deve existir um intervalo diário de 11 horas entre uma viagem e outra.
Diante dessa obrigatoriedade e da importância que o descanso tem na jornada dos caminhoneiros, selecionamos algumas orientações para se manter seguro durante o pernoite e evitar uma abordagem surpresa.
Tenha conhecimento sobre a rota de cada viagem, para programar o horário de chegada no melhor ponto de pernoite. Este deve estar no Rotograma e autorizado pela Central de Monitoramento
Observe se local escolhido tem boa iluminação, banheiros apropriados (com chuveiros, para otimizar seu tempo), estacionamento amplo e vigilância 24hs. Se não for bom informe a Central e a Transportadora.
Informe a Central de Monitoramento para que bloqueie seu veículo, pois assim sua noite será ainda mais tranquila
Pare seu caminhão sempre próximo ao posto de vigilância, não deixe seu veículo muito afastado ou fora de seu campo de visão
Se identificar Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denuncie no disque 100 e ao 0800 740 4000, seja um motorista socialmente responsável.
Estas são apenas algumas dicas úteis para assegurar um descanso mais tranquilo.
Mas lembre-se : o mais importante é nunca deixar de pernoitar.
Este comportamento é essencial para sua saúde, bem estar, e garante uma viagem segura.
Este website utiliza cookies destinados à navegabilidade, os quais são importantes para o seu
funcionamento. Para mais informações sobre os cookies utilizados, clique aqui.