Atualmente, praticamente todos os caminhões têm sistemas de freios auxiliares, conhecidos como freio-motor e freio retardador. Essas duas tecnologias, quando bem usadas, podem praticamente acabar com o uso do freio de serviço, reduzindo desgaste de componentes, como as lonas de freios, e aumentando a segurança, já que não existe risco de superaquecimento dos freios.
O freio-motor, como diz o nome, usa o motor do caminhão para frear. Ele pode ser de dois tipos: exhaust brake, que é instalado no escapamento logo após o coletor de escape, que, quando acionado, fecha a passagem dos gases de escapamento; ou Jake brake, que usa as válvulas do cilindro para bloquear os fluxos de gases de escapamento.
Esses dois tipos de freios-motores funcionam aumentando a pressão dentro do motor e reduzindo a rotação. A faixa ideal de uso desse tipo de freio é acima da faixa verde de rotação, entre 1.700 e 2.000 RPM, mais ou menos.
O uso desse freio ajuda a manter uma velocidade controlada em situações como descidas com longos declives, como serras, e também desacelera o caminhão em trechos menos inclinados.
O freio retardador ou freio retarder é uma tecnologia de frenagem muito eficiente; trata-se de um freio hidráulico instalado logo após a caixa de câmbio, que fornece uma frenagem bastante forte, segura e rápida.
Ele funciona com óleo hidráulico, que fica mais ou menos apertado conforme a necessidade, agindo sobre os rotores e estatores do sistema. Conforme o fluxo de óleo aumenta no sistema, é criado um calço hidráulico controlado, que reduz significativamente a rotação do eixo cardan, reduzindo a velocidade do caminhão.
Assim como o freio-motor, esse sistema também deve ser usado com uma faixa de rotação do motor acima da faixa verde, entre 1.700 e 2.000 RPM. Se o caminhoneiro utilizar de forma correta esses sistemas de freio, prevendo os próximos trechos da rodovia e dirigindo de forma segura, o freio de serviço passa a ser usado apenas em emergências ou para parada completa do veículo.
Além da questão da segurança, existe a economia de componentes e de combustível. Os sistemas de freio-motor e retarder praticamente não apresentam desgaste em uso normal, e com a utilização correta, não existe desgaste do sistema de freio de serviço do caminhão.
O consumo de combustível também é impactado significativamente, já que a redução da velocidade é mais gradativa, e o sistema eletrônico do caminhão também corta o fluxo de diesel quando os freios auxiliares estão sendo usados.
Por isso, é importante que o caminhoneiro conheça seu veículo e entenda as tecnologias que estão à sua disposição para ter menos gastos e aproveitar melhor o caminhão.
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