Categorias
Caminhoneiro

Dia do Motorista

Dia do Motorista: você conhece a origem dessa data?

O dia 25 de julho é uma homenagem a São Cristóvão, protetor dos caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. A palavra Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”, em alusão à lenda de que essa figura bíblica teria transportado o menino Jesus de uma margem de um rio à outra, sentindo, durante a travessia, o peso do mundo inteiro.

A história ligada ao santo traz uma mensagem de proteção e provisão, explicando por que ele é considerado o padroeiro dos heróis da estrada. Atualmente, os caminhoneiros são responsáveis por abastecer cada canto do Brasil com os mais diversos tipos de produtos, tendo a importante missão de realizar essas entregas com segurança e qualidade.

Considerando isso, não é difícil enxergar o quão essenciais são os profissionais das estradas. Afinal, todos os setores da economia crescem graças ao trabalho diário desses motoristas, já que cerca de 70% do escoamento da produção do país ocorre pela malha rodoviária, de acordo com a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral.

Então, entendendo a história e a expressividade da atuação dos caminhoneiros atualmente, podemos pensar adiante e incentivar o maior reconhecimento dessa categoria. A data de hoje serve, acima de tudo, para chamar a atenção para a necessidade de uma maior valorização e de mais apoio aos profissionais da boleia que, infelizmente, em grande parte, ainda trabalham na informalidade e sem os direitos que lhes são assegurados por lei.

Para o Dia do Motorista, além de celebrar a proteção do padroeiro, desejamos que os profissionais da estrada tenham cada vez mais garantias e visibilidade no nosso país.