Os primeiros veículos produzidos no mundo eram difíceis de serem dirigidos à noite, porque a iluminação deles era basicamente feita por lampiões a querosene. Atualmente, com a evolução tecnológica, existem diversos modelos de lâmpadas, que atuam com extrema eficiência para iluminar os caminhos que o caminhoneiro percorre todas as noites.
Além de iluminar à noite, os faróis atualmente passaram a ser obrigatórios em rodovias federais de pista simples durante o dia. Por isso, esse sistema do veículo precisa estar funcionando perfeitamente, para a sua própria segurança e também para evitar multas.
O primeiro passo para o seu bom funcionamento é conferir tudo pelo menos uma vez por semana – ou até diariamente, se possível. As vibrações das rodovias, os buracos e outros problemas enfrentados nas rodovias podem queimar uma lâmpada de uma hora para outra. Mesmo as lâmpadas traseiras ou laterais de um caminhão precisam estar em ordem para alertar outros motoristas sobre a sua presença na rodovia.
Como caminhões, carretas, bitrens ou rodotrens têm uma quantidade enorme de lâmpadas em diversas posições, o melhor é pedir para algum colega ajudar na conferência de todo o sistema.
Se uma lâmpada estiver queimada, é recomendável trocar a mesma lâmpada também do outro lado, pois, como a de um lado queimou, a outra pode estar no fim de sua vida útil, por isso, recomenda-se a troca sempre do par.
Outra questão importante é o cuidado com os faróis e com as lanternas, sendo crucial evitar a entrada de umidade dentro deles. Isso acontece com trincas na parte de vidro/acrílico, ou falha na vedação da emenda. Quando entra umidade dentro do farol, a parte refletiva vai sendo desgastada, perdendo eficiência.
Além da questão da segurança, dirigir um veículo com o sistema de iluminação defeituoso pode render multa, que equivale a quatro pontos na CNH e o valor de R$ 130,16. Ou seja, em todos os casos, o sistema de iluminação precisa estar em ordem.
Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.