Categorias
Uncategorized

Como reduzir o principal custo do transporte rodoviário de cargas?

Para quem não sabe, o valor gasto com combustível é o maior custo para quem transporta cargas. Cerca de 40% de tudo o que o caminhoneiro ganha vai apenas para abastecer o caminhão. Por isso, cada gota que ele economizar é lucro na conta final.

E, por menor que seja a redução, no fim do ano, essa economia pode dar uma boa diferença. Por isso, listamos algumas atitudes que o caminhoneiro pode ter para economizar combustível e ter maior rentabilidade.

Evite excesso de peso

Seu caminhão é dimensionado para transportar uma carga determinada; extrapolar essa quantidade de toneladas, visando a um maior lucro, é, na verdade, uma grande furada. Além de aumentar o consumo de combustível substancialmente, já que o caminhão vai precisar fazer mais força para rodar, existe um grande desgaste de diversos componentes, que ficam sobrecarregados, como freios, pneus e suspensão, aumentando o prejuízo.

Cuide dos pneus

Rodar com pneus em mau estado ou com a calibragem incorreta também aumenta o consumo. Um pneu inadequado, por exemplo, “borrachudo” no eixo de direção, também é um vilão. Por isso, periodicamente, o caminhoneiro deve verificar a calibragem correta de cada pneu e também ver como está a conservação de cada conjunto.

Evite giros altos

Os caminhões, que possuem grandes motores a diesel, conseguem entregar todo o torque, ou seja, a força do motor, em baixas rotações. Por isso, trocar as marchas com o giro muito alto é desnecessário e só gasta mais combustível. Alguns caminhões permitem trocas de marcha a apenas 1.500 RPM.

Manutenção em dia

A manutenção do caminhão, como trocas de óleo, filtros, freios e suspensão, também é uma aliada no consumo. Deixar o caminhão sem manutenção periódica é certeza de custo mais alto para o caminhoneiro.

Defletores de ar

O uso de defletores de ar sobre a cabine, no caso de carrocerias altas, como baús, e nas laterais da cabine e no chassi, é um dos maiores aliados na redução do consumo de combustível. Esses defletores direcionam o ar para o redor do caminhão e reduzem o espaço entre a cabine e a carroceria. Um defletor bem instalado pode reduzir o consumo em mais de 5%.

Abasteça com qualidade

A qualidade do diesel também é essencial para a redução do consumo. Abasteça apenas em postos conhecidos ou com boa reputação. Diesel “batizado” pode aumentar o consumo e causar danos ao sistema de injeção, como bombas e bicos.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.