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Como funciona o diferencial do seu caminhão

O diferencial é uma das peças mais importantes do trem de força do caminhão. Ele distribui toda a potência e o torque do motor para as rodas, permitindo que o veículo faça curvas e acelere nos mais variados tipos de terreno.

O sistema usado hoje em dia foi inventado pelo engenheiro mecânico francês Onésiphore Pecqueur em 1827 e foi sendo aprimorado com o passar dos anos. Ele é usado hoje em todos os tipos de veículos, com destaque para os caminhões, que têm o sistema mais aparente, mas também pode equipar locomotivas, computadores mecânicos e até relógios.

O diferencial dos caminhões fica no eixo de tração e é composto por uma série de engrenagens que fazem com que a tração chegue às rodas e estas girem em velocidades diferentes. O diferencial equilibra a energia gerada pelo motor e a distribui de forma eficiente às rodas.

O uso mais comum do diferencial é em uma curva. O caminhão, ao virar à direita, por exemplo, muda a velocidade de suas rodas. As rodas da direita giram mais lentamente que as da esquerda, que ficam no raio externo da curva. Ele também compensa a diferença de rodagem se o caminhão tiver pneus com medidas diferentes no mesmo eixo.

O diferencial é composto por uma série de engrenagens, conhecidas como satélites, planetárias e semieixos. As engrenagens satélites se ligam às planetárias por meio da cruzeta do diferencial. As planetárias se ligam aos semieixos, que são responsáveis por girar as rodas.

Em uma rodovia reta e com asfalto plano, não há movimento nas engrenagens do diferencial, que passam a funcionar quando o caminhão faz manobras ou entra em curvas ou estradas ruins.

O diferencial é um dos sistemas mais robustos do caminhão e precisa de pouca manutenção e cuidados. Mesmo assim, é bom sempre evitar o excesso de carga, trancos e impactos, que podem causar danos ao sistema.

Também é necessário, de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, verificar e realizar a troca do óleo do diferencial, além de manter outras peças do sistema, externas ao eixo, lubrificadas. Qualquer sinal de anormalidade deve ser analisado com cuidado!

Este vídeo, produzido pela Chevrolet nos Estados Unidos, por volta da década de 1930, explica em detalhes o funcionamento do sistema de diferencial, que, naquela época, era padrão nos automóveis. Confira neste link.

UM POUCO MAIS SOBRE MECÂNICA PARA VOCÊS
PRA QUEM RODA TODO DIA, É IMPORTANTE SABER COMO CADA PEÇA FUNCIONA.

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