O que é o Calendário de Risco
No Brasil, milhares de caminhoneiros rodam o país diariamente fazendo entregas dos mais diversos tipos. E, claro, a segurança desses profissionais é um assunto de extrema importância e deve estar sempre em foco no setor de logística.
Pensando nisso, a Pamcary desenvolveu o Calendário de Risco, um apanhado mensal que apresenta as principais tendências de roubo de cargas em cada região do país. Assim, os motoristas podem acompanhar as previsões que são publicadas aqui no site do Pamclube e redobrar os cuidados nas estradas.
Mudanças sazonais
Um ponto importante do calendário é a atenção às diferentes previsões em cada mês do ano, de acordo com eventos sazonais. Ou seja, é possível saber exatamente quais são as mercadorias sensíveis a atos criminosos e o porquê.
Por exemplo, observa-se que, no mês de junho, as principais cargas visadas nessas ocorrências incluem itens de perfumaria, isso por causa do Dia dos Namorados. Da mesma forma, produtos diferentes são focados no mês das mães, na época das eleições, no período da Black Friday e por aí vai.
Por isso, é possível prever, por exemplo, que a região sul será alvo de ações perigosas em cargas de grãos de acordo com o período da safra.
Tecnologia por trás
Mas, afinal, como a Pamcary consegue montar esse esquema de previsões com tantos detalhes?
A resposta está na Torre de Operações Pamcary, uma ferramenta que utiliza tecnologia de ponta para o monitoramento inteligente do transporte de cargas. Além do acompanhamento em tempo real dos motoristas e das cargas, a plataforma é capaz de gerar relatórios completos e determinar comportamentos de risco de possíveis quadrilhas.
O resultado é a antecipação do sinistro graças a essa análise inteligente, permitindo ações prévias. Assim, toda a cadeia logística ganha mais segurança, poupando perdas materiais e humanas.