Categorias
Caminhoneiro

Agregar pode ser uma ótima opção

O caminhoneiro autônomo está com as despesas em alta e o lucro cada vez mais apertado, e não ter garantias de carregamento pode piorar ainda mais essa situação. Por isso, o agregamento do veículo pode ser uma boa opção para não depender só da sorte na hora de encontrar bons fretes.

Quando um caminhoneiro autônomo agrega seu caminhão a uma transportadora, ele passa a trabalhar quase que exclusivamente para ela. Nesse caso, a empresa é a responsável por fazer o levantamento das cargas disponíveis e das rotas, e o caminhoneiro ganha tempo e pode aumentar sua rentabilidade graças à maior agilidade para carregar, sem a necessidade de procurar cargas.

Além disso, o transportador consegue prever quanto vai ganhar ao longo do mês. Algumas transportadoras pagam por quilômetro rodado; outras, por carga transportada, mas, como vai existir mais agilidade no transporte, é possível saber qual valor será recebido dentro de um período de tempo.

Algumas transportadoras também trabalham oferecendo benefícios extras para os motoristas autônomos, que, além da renda maior, podem pagar menos no combustível – abastecendo em postos conveniados ou com cartão fidelidade –, podem pagar menos em manutenções e, até mesmo, podem concorrer a prêmios ao longo do ano.

Dentro desse segmento, algumas empresas também oferecem a possibilidade de o motorista buscar parte das cargas sozinho, caso ele queira ter mais liberdade na hora de escolher os fretes. Com isso, ele realiza apenas uma parte das viagens com cargas originadas do agregamento.

E, para as transportadoras, agregar caminhões significa fazer a frota crescer rapidamente. Algumas empresas chegam a ter mais de 80% da frota que presta serviço para ela vinda de agregados e transportadores pequenos, que são terceirizados.

Ou seja, dentro desse universo, todo mundo pode sair ganhando.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.