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Aerodinâmica do caminhão: cortando o vento

Um caminhão tem área frontal e comprimento muito amplos e, quando roda em velocidades acima de 60 km/h, gera uma quantidade imensa de turbulência aerodinâmica, empurrando e deslocando muito ar sobre ele. Toda essa turbulência gerada pelo veículo, somada à força que ele precisa fazer para vencer esse arrasto aerodinâmico, aumenta o consumo de combustível.

Há algumas formas de melhorar o coeficiente aerodinâmico de um caminhão, mesmo que seja um cara-chata. Os caminhões bicudos são mais aerodinâmicos por natureza, já que têm mais facilidade para cortar o ar. Apesar disso, com algumas melhorias, tornam-se ainda mais eficientes.

Uma das formas de vencer o ar com mais facilidade não depende do caminhoneiro, mas sim da montadora. Hoje, a maioria dos caminhões são desenvolvidos com ajuda de um túnel de vento, onde os engenheiros da empresa estudam e aprimoram cada aspecto do veículo.

Nesses túneis de vento, que são locais fechados com ventiladores gigantes, é possível ver como o fluxo de ar se comporta para passar pelo veículo. Quanto menos turbulência, melhor.

Outros aspectos da aerodinâmica, porém, dependem do caminhoneiro. Um deles é o uso e correto ajuste dos defletores de ar. Essas peças, geralmente parecidas com asas nas laterais e o teto da cabine, direcionam o fluxo de ar para o implemento, evitando que o ar colida diretamente com as paredes verticais da carreta, e também reduzem o espaço entre a cabine e o implemento.

Se o defletor estiver apenas 10 centímetros mais baixo do que o ideal, pode aumentar o consumo em até 1,5%. Por isso, ele deve ser instalado e ajustado de acordo com o tipo de implemento, ficando cerca de 2 cm mais alto que o teto da carreta. Isso melhora a passagem do ar sobre o implemento, reduzindo a turbulência.

O caminhoneiro também não deve colocar acessórios externos no veículo. Plásticos, peças de acabamento, para-choques maiores, bandeiras, buzinas de teto e outros itens acarretam uma piora do coeficiente aerodinâmico e aumentam o consumo em até 1% por peça extra.

Alguns acessórios, como carenagens laterais e alguns tipos de calotas para as rodas, ajudam a melhorar o consumo, direcionando o fluxo de ar para trás com mais facilidade.

No transporte, até mesmo o vento é um fator importante e pode contribuir para aumentar ou diminuir o lucro do frete.

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