Categorias
Caminhão

Saiba como evitar o superaquecimento dos freios

O uso dos caminhões é constante. Diferentemente de um carro de passeio, que fica mais da metade do dia dentro de uma garagem ou em um estacionamento, os caminhões rodam na maior parte do dia e seus componentes mecânicos são muito mais exigidos.

Um dos componentes mais exigidos é o sistema de freios, que converte a energia mecânica do pneu rodando em energia térmica por meio de atrito.

Como o caminhão é muito pesado, o freio sofre bastante e o caminhoneiro precisa ter cuidado para não gerar energia térmica demais pelo uso do freio por tempos prolongados, o que pode causar superaquecimento.

Dirigir de forma agressiva e as altas velocidades, assim como o excesso de carga, são fatores que contribuem para a grande concentração de calor nos componentes do sistema de freios.

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou empregar recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.

Uma vez superaquecido, todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas e tambores também sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

Para evitar o superaquecimento, o caminhoneiro deve dirigir com atenção, praticando a famosa direção defensiva, respeitando a velocidade adequada para o trajeto, a distância de segmento de outros veículos e deve sempre analisar os freios, fazendo regulagens e manutenções se necessário.

Além disso, é importante utilizar peças de qualidade, evitando comprar componentes de origem duvidosa para não colocar seu caminhão em risco.