Categorias
Uncategorized

Confira dicas para fazer um ótimo negócio na hora de comprar um caminhão

O sonho de quase todo caminhoneiro que trabalha como empregado para transportadoras é adquirir um caminhão para poder trabalhar por conta própria, sendo o próprio patrão pelas estradas do Brasil.

Quando consegue juntar dinheiro, ele precisa analisar uma série de itens no veículo para poder fazer a melhor escolha e agir sempre racionalmente para fazer um negócio que traga resultados.

O primeiro ponto importante é escolher um veículo adequado para o tipo de transporte que vai fazer. Informações como potência, torque, tipo de tração, tamanho e conforto da cabine, especialmente para longas jornadas, além de outros detalhes, fazem muita diferença a longo prazo.

O caminhão também precisa ser analisado de cima a baixo, e o caminhoneiro deve procurar detalhes que mostrem o nível de conservação e se houve algum sinistro com aquele veículo. É sempre bom analisar se há vazamentos de óleo e de ar, a situação visual do motor, a pintura da cabine e o alinhamento do chassi.

Por exemplo, motores muito bem lavados podem esconder vazamentos e outros problemas, a pintura da cabine pode ter sido refeita em caso de acidente, e o chassi pode ficar levemente empenado em caso de tombamentos.

Consulte também a documentação do veículo e, se possível, verifique a numeração do chassi e a do motor, veja se batem com a que está no documento. Isso evita muito estresse na hora da transferência.

Também procure fazer um bom negócio no que diz respeito ao ano do caminhão. Caminhões mais novos tendem a dar menos problema, pois estão mais distantes do fim da vida útil de muitos componentes. E, apesar de serem mais caros, a diferença de preço é abatida no momento da manutenção.

Caminhões mais novos também podem ser financiados, o que garante maior tranquilidade na hora de pagar, desde que o pagamento da parcela esteja dentro do que você espera faturar com o veículo, claro.

E sempre desconfie de ofertas muito baixas. O mercado de caminhões se regula por oferta e demanda e é muito raro existirem grandes diferenças de valor entre os veículos. Por isso, anúncios com valores muito baixos podem ser sinônimo de golpe ou esconder grandes problemas no veículo.

Seguindo essas dicas e estudando bem o segmento de transporte em que vai atuar, dificilmente você terá problemas para manter o seu negócio, mas não esqueça: o caminhão precisará ser tratado como uma empresa para se pagar e gerar lucro no fim do mês.