Parece uma dica estranha – já que todo motorista sabe da importância da regulagem correta dos retrovisores do veículo – e porque olhar para trás é tão importante quanto olhar para a frente quando se está em um caminhão.
Apesar disso, uma quantidade enorme de acidentes acontece todos os dias porque o caminhoneiro não consegue ver totalmente o que acontece ao redor do seu veículo. O pior é que muitos desses acidentes envolvem pedestres e ciclistas, que não têm defesa contra um caminhão em caso de acidente, e os ferimentos podem ser muito graves.
Uma das formas de regular corretamente os retrovisores é tentar cobrir o maior campo de visão possível, sem perder o veículo de vista. Como os caminhões não dispõem de retrovisores internos, tudo deve ser visto pelos retrovisores laterais da cabine e também, se houver, pelos retrovisores da porta direita e de cima do para-brisa.
Primeiramente, é fundamental ajustar o banco na posição correta para dirigir, de modo que você tenha todos os controles do veículo ao seu alcance, além de manter a postura correta. Depois disso, olhe para os retrovisores como se estivesse dirigindo.
É nessa hora que você terá uma noção mais exata de como será a visão dos espelhos. A regulagem deverá ser feita aos poucos e, se o veículo não tiver retrovisores com regulagem elétrica, poderá ser uma boa ideia pedir ajuda para alguém.
Os retrovisores principais, maiores, devem poder oferecer a visão completa do implemento, o que facilitará as manobras. Os retrovisores menores, geralmente convexos, que “trazem” as imagens mais para perto, devem ser regulados de forma que você tenha visão do que acontece mais próximo do veículo. Se for uma carreta, os retrovisores podem ser regulados para oferecer a visão dos eixos traseiros do cavalo-mecânico.
O espelho superior da porta direita deve mostrar parte da roda do caminhão, o que ajuda a parar próximo ao meio-fio, mas também oferecerá visão extra para mostrar o que acontece na lateral direita do veículo, evitando possíveis acidentes nos pontos cegos.
O mesmo vale para o retrovisor superior do para-brisa, que deve oferecer uma visão ampla da dianteira, pegando um pouco da frente do caminhão e mostrando o máximo de área possível.
Essas dicas simples podem ajudar a evitar acidentes, já que veículos de grande porte, como caminhões, têm um grande número de pontos cegos, o que prejudica a condução segura do motorista.
Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.