Categorias
Caminhoneiro

30 de junho, Dia do Caminhoneiro em São Paulo: uma homenagem aos heróis das estradas

Por meio da Lei nº 5.487, assinada em 1986 pelo então governador Franco Montoro, o estado de São Paulo passou a considerar o dia 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro. Apesar de ser uma data regional, acabou ganhando notoriedade em todo o Brasil e passou a ser celebrada em todos os lugares.

A data serve para reconhecer o esforço diário dos bravos profissionais que enfrentam diariamente as estradas do Brasil para manter o país totalmente abastecido. São mais de dois milhões de heróis anônimos, que desempenham um papel vital na economia, transportando tudo o que você tem dentro da sua casa.

Isso porque mais de 65% de tudo o que é produzido no país chega ao destino a bordo de um caminhão e praticamente 100% precisa de caminhões em alguma etapa da produção.

E os caminhoneiros não são considerados heróis por acaso. A profissão é repleta de desafios em praticamente cada quilômetro da estrada. São homens e mulheres que enfrentam longas jornadas de trabalho, trafegam por estradas que não estão em boas condições e chegam ao destino no balanço do caminhão.

Além disso, em momentos de crise, como durante a pandemia, e agora, mais recentemente, nas imensuráveis enchentes registradas no Rio Grande do Sul, o trabalho dos caminhoneiros é ainda mais necessário. São eles que estão diariamente enfrentando situações muitas vezes desesperadoras a bordo de um caminhão e continuam rodando para entregar as mercadorias no destino.

No Dia do Caminhoneiro, é muito importante reconhecer e agradecer a cada um desses profissionais. Pode ser apenas acenando para um caminhoneiro nas estradas, com um post nas redes sociais ou até mesmo com um abraço para amenizar a saudade que eles sentem de casa.

No dia 30 de junho, vamos nos lembrar daqueles que mantêm o Brasil em movimento.

A eles, nossa gratidão e nosso respeito.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.