Um dos grandes sonhos de todos os motoristas de caminhão do país é conseguir comprar o próprio veículo e se tornar dono do próprio negócio. Há uma série de vantagens em ser dono de um caminhão, especialmente financeira, já que os rendimentos podem aumentar significativamente. Porém, junto com ganhos maiores, vem uma série de custos, principalmente no que diz respeito à manutenção do veículo, além das responsabilidades, que também crescem.
Para reduzir os problemas decorrentes da falta de previsibilidade da propriedade de um caminhão, surgiu no Brasil, há alguns anos, o serviço de locação de caminhões. Hoje, várias empresas e até mesmo as próprias montadoras atuam nesse nicho de negócio e oferecem soluções para quem precisa de um ou de centenas de veículos.
Os interessados no aluguel escolhem o tipo de veículo que precisam e já o recebem pronto para operação – implementado e documentado –, reduzindo muito o tempo e a burocracia necessários para pôr um caminhão na estrada.
Um dos maiores ganhos que se pode citar na locação é com a redução de custos operacionais. Os contratos de locação já têm incluídos os custos de manutenção preventiva e muitos tipos de manutenção corretiva, além de seguro.
Outro ganho se dá na previsibilidade. A locação tem um valor fixo mensal e pode ter, ou não, valores a mais de acordo com a quilometragem rodada. Fora isso, não há o que pagar. Ou seja, quem aluga um caminhão sabe exatamente quanto vai pagar todo mês.
E toda locação é de caminhões novos. Ou seja, o contrato já prevê que o caminhão será zero-quilômetro, conforme o desejo do cliente, com mais segurança e tecnologia embarcada, além de uma redução significativa de custos com combustível, já que caminhões mais novos gastam menos do que os mais antigos. Além disso, ganha-se tempo, porque o caminhão novo não precisa ficar tanto tempo parado em oficina para manutenção corretiva.
Como os contratos são por período, a frota pode ser renovada a cada dois anos, por exemplo.
E o custo? Por mês. Por exemplo, a locação de um rodotrem graneleiro engatado em um cavalo mecânico 6×4 de 520 cavalos de potência pode chegar a R$ 20 mil. Mas, se você fizer todas as contas, verá que o custo total de operação será bastante reduzido.
Você já tinha ouvido falar desse tipo de serviço?
Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.