Categorias
Exame toxicológico

Exame toxicológico tem prazo prorrogado

Publicada no dia de hoje (26), a Deliberação nº 272 do CONTRAN, prorrogando o prazo para realização do exame toxicológico periódico previsto no artigo 148-A do CTB.

Os novos prazos deverão seguir escalonamento respeitando o mês de validade da CNH, sendo:

  • Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho, têm até 31 de março de 2024
  • Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro, têm até 30 de abril de 2024.

Aquele que deixar de realizar o exame dentro do prazo estabelecido na referida Deliberação, será passível de penalidade de multa gravíssima e 7 pontos no prontuário, além de impossibilitar a renovação da CNH.

Fonte: NTC

Categorias
RNTRC

Caminhoneiros devem ficar atentos aos prazos da Revalidação Ordinária do RNTRC

Não perca o prazo!

A Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) teve início em março de 2023 e finaliza em 22/03 deste ano para a categoria Transportador Autônomo de Cargas (TAC).

Cronograma Revalidação Ordinária

Categoria do TransportadorData de inícioData de fim
CTC27/03/202321/01/2024
ETC02/05/202326/02/2024
TAC27/05/202322/03/2024

Acesse o site e fique em dia: rntrcnacional.com.br

Categorias
Abastecimento Caminhão

Quantidade de biodiesel no diesel vai subir em março

A partir de março, o diesel vendido nos postos de combustível de todo o país terá adição de 14% de biodiesel, devendo chegar a 15% a partir de 2025. A medida foi aprovada em uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro de 2023.

Para o Governo Federal, o acréscimo de biodiesel no combustível garante uma significativa redução das emissões de CO2 na atmosfera, o que, em um aspecto mais amplo, reduz o número de mortes e problemas de saúde ligados à poluição atmosférica.

O biodiesel é feito a partir de óleos vegetais, especialmente soja, e é considerado um combustível renovável e biodegradável.

Apesar das vantagens, o biodiesel também pode trazer problemas, especialmente em caminhões mais antigos. Isso porque o combustível tem adição de parafina e outros elementos que podem ser prejudiciais ao sistema de injeção de caminhões que não foram projetados para processar essa mistura.

O biodiesel apresenta maior viscosidade, maior teor de umidade (água) e também tem uma tendência acelerada de oxidação por ser biodegradável. Com isso, é comum que se forme uma borra no tanque de combustível dos caminhões e ônibus.

Essa borra pode ser sugada pelo sistema de injeção, causando entupimento e perda de eficiência do sistema. Por isso, o caminhoneiro deve estar sempre atento à saúde do sistema, especialmente dos filtros de combustível. Se estiverem saturados, pode ocorrer passagem de partículas indesejáveis para o motor.

Além da troca dos filtros com regularidade, o transportador pode realizar a limpeza por sucção ou lavagem dos tanques de combustível a fim de eliminar a borra formada pelo biodiesel.

Como citado, a novidade chega em março, mas, hoje, o diesel já conta com biodiesel, com um teor de 12%, que também pode apresentar os problemas citados acima. Então, que tal dar aquela conferida hoje no sistema de abastecimento e injeção do seu caminhão?