Categorias
Childhood Combate a exploração sexual

23.09 – DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS

Vamos enfrentar a exploração sexual e o tráfico de pessoas?

Amigo Caminhoneiro / Amiga Caminhoneira, esta data é muito importante para agentes de proteção de crianças e adolescentes, pois promove uma reflexão sobre duas violações de direito e a relação entre elas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico humano ocorre quando há o “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção”,que levam uma pessoa a ter “controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração”. Esta exploração pode ser sexual, na forma de trabalho forçado, extração de órgãos e, até mesmo, adoção ilegal.

Isto significa que o tráfico de pessoas é uma forma de exploração sexual, quando usado para este fim. Em relação a crianças e adolescentes, o tráfico para fins de exploração sexual pode estar “disfarçado” por agências de modelos ou de turismo.

A sua atuação na proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual nas estradas é fundamental: ao perceber situações suspeitas ou de risco, denuncie: Disque 100.

Juntos com você no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA).

Categorias
Caminhão

Saiba como evitar o superaquecimento dos freios

O uso dos caminhões é constante. Diferentemente de um carro de passeio, que fica mais da metade do dia dentro de uma garagem ou em um estacionamento, os caminhões rodam na maior parte do dia e seus componentes mecânicos são muito mais exigidos.

Um dos componentes mais exigidos é o sistema de freios, que converte a energia mecânica do pneu rodando em energia térmica por meio de atrito.

Como o caminhão é muito pesado, o freio sofre bastante e o caminhoneiro precisa ter cuidado para não gerar energia térmica demais pelo uso do freio por tempos prolongados, o que pode causar superaquecimento.

Dirigir de forma agressiva e as altas velocidades, assim como o excesso de carga, são fatores que contribuem para a grande concentração de calor nos componentes do sistema de freios.

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou empregar recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.

Uma vez superaquecido, todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas e tambores também sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

Para evitar o superaquecimento, o caminhoneiro deve dirigir com atenção, praticando a famosa direção defensiva, respeitando a velocidade adequada para o trajeto, a distância de segmento de outros veículos e deve sempre analisar os freios, fazendo regulagens e manutenções se necessário.

Além disso, é importante utilizar peças de qualidade, evitando comprar componentes de origem duvidosa para não colocar seu caminhão em risco.

Categorias
Caminhoneiro Childhood Instituto Cuidando do Futuro

Por onde você circula, você protege!

Parabéns pelo seu dia!!! Ao proteger crianças e adolescentes da exploração sexual, ao lado de milhares de caminhoneiros e caminhoneiras, você fortalece o Círculo de Proteção, um movimento contínuo de empresas,  governos e sociedade para enfrentar esta grave violação de direitos.

Ter o compromisso diário de ser agente de proteção pelas estradas brasileiras é demonstrar uma atitude cidadã de muito valor, que pode garantir o crescimento saudável e seguro de meninas e meninos.

Celebre o seu dia ao lado de colegas e de toda a equipe da Pamcary!

E vale lembrar: denuncie sempre qualquer suspeita ou situação de risco envolvendo crianças e adolescentes. Disque 100.

Juntos com você no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes – ESCA.