Imagine uma casa onde os moradores vivem em meio à bagunça e à sujeira? Nada agradável de imaginar, não é mesmo? E, como a cabine do caminhão é a casa do caminhoneiro, é preciso capricho para manter tudo arrumado.
O primeiro cuidado essencial é com a organização. A cabine precisa estar livre de objetos soltos ou jogados, e o lixo, como embalagens de alimentos e garrafinhas, precisa ser separado em sacos próprios para ser descartado.
Além do visual mais agradável, essa primeira dica traz segurança para o caminhoneiro. Objetos soltos podem se deslocar durante as frenagens, entrar embaixo dos pedais do acelerador e do freio, por exemplo, e se tornam perigosos em caso de acidente.
Pelo menos uma vez por semana, o caminhoneiro deve limpar a cabine com um pano ou com uma esponja, água e um pouco de detergente neutro, para remover a poeira, especialmente do painel, e também os vidros, para garantir a perfeita visualização na hora de dirigir.
O carpete e os tapetes devem ser limpos sempre, pois acumulam muita poeira, terra, lama e outros detritos que acabam entrando na cabine pelos calçados. É bom lavar os tapetes, e o carpete pode ser aspirado com um aspirador de pó ou escovado.
Travesseiros, colchão e cobertores devem ser colocados no sol de vez em quando para matar ácaros e bactérias. Isso também evita manchas, bolores e mau cheiro.
Por alguns momentos durante o dia, mantenha as janelas do caminhão abertas para que o ar circule e a umidade seja reduzida. Ficar com os vidros sempre fechados e com o ar-condicionado ligado pode causar manchas em tecidos, forrações e acabamentos do veículo por excesso de umidade.
Cuide sempre muito bem da sua casa na estrada, pois é dentro dela que você passa a maior parte do dia e esse espaço precisa ser agradável em todas essas horas de trabalho.