Nos últimos anos, um termo vem se tornando extremamente popular nas redes sociais: influencer – ou influenciador digital. Geralmente, essas são pessoas comuns que, de uma forma ou de outra, acabaram ganhando milhares – ou até mesmo milhões – de seguidores nas redes sociais e se tornaram importantes produtores de conteúdo.
Dentro do segmento de transportes, isso não é diferente. É fácil para o caminhoneiro se lembrar de nomes de motoristas famosos no Brasil e no mundo que compartilham seu dia a dia com milhares de pessoas.
Para se tornar um influencer, não existe uma receita pronta e, pode ter certeza, existem milhares de pessoas sonhando com isso nesse momento. Um dos principais pilares da fama dessas pessoas se dá pelo conteúdo.
Eles definem um público específico, geralmente dentro de um nicho, e iniciam a publicação de materiais, vídeos, textos e fotos com qualidade e frequência. Boa parte da fama vem da frequência das postagens. Ao longo do tempo, o nome de quem publica vai se tornando mais conhecido, e as pessoas começam a esperar para receber aquele conteúdo, que precisa ser diário, a cada dois ou três dias ou, no máximo, a semanal. Períodos de tempo muito longos entre as publicações não vão ajudar.
Outra dica importante é incentivar que o público interaja nas publicações – e sempre responder a essas interações. Mas sobre o que falar? Muita gente começa a ganhar fama e seguidores com conteúdos simples, sem produções caras, mas autênticos. É o caso de caminhoneiros que fazem vídeos dentro da cabine, ao lado de seus caminhões, e vão mostrando o seu dia a dia de trabalho.
As paisagens de quem viaja também podem ser interessantes fontes de “views”, e mostrar isso sempre que possível pode gerar bastante engajamento com o público.
E, quando você começar, não espere ganhar 15 milhões de seguidores em duas semanas. Isso pode demorar. Mas o segredo é não desistir e continuar publicando, mesmo que seja para poucas pessoas, pois são elas que vão trazer cada vez mais público para suas postagens.
E, quem sabe, depois de algum tempo, você se torne mais um influencer conhecido no segmento de transportes, sendo até convidado e pago para participar de eventos. Que tal?
Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.