Categorias
Caminhoneiro

Caminhoneiro influencer, saiba como se tornar um

Nos últimos anos, um termo vem se tornando extremamente popular nas redes sociais: influencer – ou influenciador digital. Geralmente, essas são pessoas comuns que, de uma forma ou de outra, acabaram ganhando milhares – ou até mesmo milhões – de seguidores nas redes sociais e se tornaram importantes produtores de conteúdo.

Dentro do segmento de transportes, isso não é diferente. É fácil para o caminhoneiro se lembrar de nomes de motoristas famosos no Brasil e no mundo que compartilham seu dia a dia com milhares de pessoas.

Para se tornar um influencer, não existe uma receita pronta e, pode ter certeza, existem milhares de pessoas sonhando com isso nesse momento. Um dos principais pilares da fama dessas pessoas se dá pelo conteúdo.

Eles definem um público específico, geralmente dentro de um nicho, e iniciam a publicação de materiais, vídeos, textos e fotos com qualidade e frequência. Boa parte da fama vem da frequência das postagens. Ao longo do tempo, o nome de quem publica vai se tornando mais conhecido, e as pessoas começam a esperar para receber aquele conteúdo, que precisa ser diário, a cada dois ou três dias ou, no máximo, a semanal. Períodos de tempo muito longos entre as publicações não vão ajudar.

Outra dica importante é incentivar que o público interaja nas publicações – e sempre responder a essas interações. Mas sobre o que falar? Muita gente começa a ganhar fama e seguidores com conteúdos simples, sem produções caras, mas autênticos. É o caso de caminhoneiros que fazem vídeos dentro da cabine, ao lado de seus caminhões, e vão mostrando o seu dia a dia de trabalho.

As paisagens de quem viaja também podem ser interessantes fontes de “views”, e mostrar isso sempre que possível pode gerar bastante engajamento com o público.

E, quando você começar, não espere ganhar 15 milhões de seguidores em duas semanas. Isso pode demorar. Mas o segredo é não desistir e continuar publicando, mesmo que seja para poucas pessoas, pois são elas que vão trazer cada vez mais público para suas postagens.

E, quem sabe, depois de algum tempo, você se torne mais um influencer conhecido no segmento de transportes, sendo até convidado e pago para participar de eventos. Que tal?

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Categorias
Caminhoneiro Pamcard Vale-abastecimento Pamcard

CONTROLE FINANCEIRO: COMECE HOJE MESMO.

Quando você trabalha na estrada, precisa controlar a velocidade durante a viagem, controlar a carga horária e controlar a manutenção do seu bruto, entre outras coisas. Mas há um item que, às vezes, passa batido e que também precisa ser controlado: as suas finanças.

Não é nenhuma novidade que, quanto mais você cuida do seu “dim-dim”, mais tempo ele fica no seu bolso.

Sabemos que não é fácil gerenciar nosso dinheiro, ainda mais diante de tantos aumentos de preços e desafios financeiros. Porém, existem algumas medidas que estão, sim, ao seu alcance e que podem ser tomadas rapidamente.

Uma delas é você receber o valor para despesas com combustíveis de maneira separada do frete. Com isso, vai ter mais controle sobre seus gastos no dia a dia e ainda vai economizar um bom dinheiro.

Ao pedir ao seu contratante para separar o valor do combustível do valor do frete, você está dando um grande passo em direção a uma vida financeira mais saudável e organizada. E pode fazer isso, por exemplo, optando por receber o valor do combustível no Vale-Abastecimento Pamcard, marca que é líder de mercado e está na estrada há muitos anos.

Algumas das vantagens de usar o Vale-Abastecimento Pamcard é ter a garantia de pagar o preço do débito no combustível e ter total liberdade de usar o valor do frete no Cartão Pamcard.

Antes de pegar a estrada, pegue um caderninho e comece a controlar seus ganhos e suas despesas na ponta do lápis. Afinal, cada centavo economizado pode fazer uma grande diferença lá na frente.

Categorias
Caminhoneiro

Agregar pode ser uma ótima opção

O caminhoneiro autônomo está com as despesas em alta e o lucro cada vez mais apertado, e não ter garantias de carregamento pode piorar ainda mais essa situação. Por isso, o agregamento do veículo pode ser uma boa opção para não depender só da sorte na hora de encontrar bons fretes.

Quando um caminhoneiro autônomo agrega seu caminhão a uma transportadora, ele passa a trabalhar quase que exclusivamente para ela. Nesse caso, a empresa é a responsável por fazer o levantamento das cargas disponíveis e das rotas, e o caminhoneiro ganha tempo e pode aumentar sua rentabilidade graças à maior agilidade para carregar, sem a necessidade de procurar cargas.

Além disso, o transportador consegue prever quanto vai ganhar ao longo do mês. Algumas transportadoras pagam por quilômetro rodado; outras, por carga transportada, mas, como vai existir mais agilidade no transporte, é possível saber qual valor será recebido dentro de um período de tempo.

Algumas transportadoras também trabalham oferecendo benefícios extras para os motoristas autônomos, que, além da renda maior, podem pagar menos no combustível – abastecendo em postos conveniados ou com cartão fidelidade –, podem pagar menos em manutenções e, até mesmo, podem concorrer a prêmios ao longo do ano.

Dentro desse segmento, algumas empresas também oferecem a possibilidade de o motorista buscar parte das cargas sozinho, caso ele queira ter mais liberdade na hora de escolher os fretes. Com isso, ele realiza apenas uma parte das viagens com cargas originadas do agregamento.

E, para as transportadoras, agregar caminhões significa fazer a frota crescer rapidamente. Algumas empresas chegam a ter mais de 80% da frota que presta serviço para ela vinda de agregados e transportadores pequenos, que são terceirizados.

Ou seja, dentro desse universo, todo mundo pode sair ganhando.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.