Encontrar fretes é uma das principais atividades do caminhoneiro. E, muitas vezes, isso pode levar várias horas ou até mesmo dias, dependendo da região onde o caminhoneiro se encontre, devido ao tamanho e à diversidade do nosso país.
Além disso, muitas vezes, o caminhoneiro fica nas mãos de atravessadores, que ficam com boa parte dos valores dos fretes, reduzindo a rentabilidade do transporte, que já está bastante comprometida.
Por isso, a tecnologia se tornou uma importantíssima aliada do caminhoneiro, que pode, antes mesmo de terminar uma viagem, procurar outra carga, evitando perder tempo à sua procura. No mercado, existem várias opções para o caminhoneiro, cada uma com uma particularidade, mas, na maioria dos casos, cada frete é negociado individualmente.
Uma das empresas que tentam mudar esse cenário é a Orbe, uma plataforma de gestão de fretes que visa fidelizar o caminhoneiro e beneficiar as empresas contratantes dos fretes, retirando atravessadores do caminho e antecipando diversas etapas do processo.
A principal inovação é a possibilidade de um caminhoneiro contratado por uma transportadora que já esteja em viagem ser contratado por outra empresa, de forma rápida, otimizando a viagem de volta. Ou seja, o escopo do trabalho seria: chegar ao cliente, descarregar a carga, ir até a outra empresa, carregar o caminhão e seguir viagem, levando o menor tempo possível entre as viagens.
A plataforma também permite a gestão centralizada da maior parte da burocracia do transporte, como a emissão do CIOT (contrato de frete registrado na ANTT), antecipação do vale-pedágio, pagamento eletrônico do frete, averbação de seguros, consulta ao cadastro positivo do motorista para gestão de riscos, emissão de CT-e e MDF-e, entre outros documentos.
Um ganho considerável para o transportador, que agiliza suas operações, e, principalmente, para o caminhoneiro, que roda mais e, consequentemente, passa a ter uma rentabilidade maior.
Conheça mais no link https://orbe.log.br/
Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.