Categorias
Caminhoneiro dúvidas de caminhoneiros Lei do Caminhoneiro lei do descanso

O que a Lei do Descanso diz quando a operação é feita com dois motoristas?

A Lei do Descanso ou Lei do Caminhoneiro entrou em vigor em 2015, após longos debates feitos pelos legisladores e pelo poder executivo. Ela é clara ao estabelecer uma jornada de trabalho para os caminhoneiros, mostrando especial cuidado com o tempo de descanso que deve ser seguido por todo motorista profissional, visando a aumentar a segurança das rodovias brasileiras.

A lei estabelece que todo motorista deve ter uma jornada de oito horas diárias, que podem ser estendidas por mais duas horas, em caráter de horas extras, ou por até quatro horas, caso exista acordo de ambas as partes ou uma convenção coletiva.

Na lei, também está contemplado que o caminhoneiro deve parar para descansar por 30 minutos a cada quatro horas, período de direção que pode ser estendido caso ele não encontre um local seguro para parar.

No fim de cada jornada, o motorista deverá ter pelo menos 11 horas de descanso ininterruptas, o que significa que precisará ficar com seu caminhão parado por esse período, descansando.

Não existe um horário estabelecido para o início e o fim de uma jornada, mas existe um tipo de operação em que dois motoristas se revezam na condução de um mesmo veículo, aumentando o número de horas que o veículo pode rodar. Para esses casos, a Lei nº 13.103/2015 também especifica os tempos de descanso e, no artigo 235-D, parágrafo 5º, consta que o tempo de repouso para esses motoristas poderá ser feito com o veículo em movimento, ou seja, enquanto um dirige, o outro dorme.

De qualquer forma, fica assegurado para os dois motoristas o repouso mínimo de seis horas consecutivas com o caminhão parado, que pode ser feito em alojamentos externos, como hotéis, ou, se o veículo for leito, dentro da própria cabine.

Caso queira saber todos os detalhes da Lei nº 13.103/2015, confira o texto na íntegra pelo http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13103.htm

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Categorias
Uncategorized

Regule os retrovisores

Parece uma dica estranha – já que todo motorista sabe da importância da regulagem correta dos retrovisores do veículo – e porque olhar para trás é tão importante quanto olhar para a frente quando se está em um caminhão.

Apesar disso, uma quantidade enorme de acidentes acontece todos os dias porque o caminhoneiro não consegue ver totalmente o que acontece ao redor do seu veículo. O pior é que muitos desses acidentes envolvem pedestres e ciclistas, que não têm defesa contra um caminhão em caso de acidente, e os ferimentos podem ser muito graves.

Uma das formas de regular corretamente os retrovisores é tentar cobrir o maior campo de visão possível, sem perder o veículo de vista. Como os caminhões não dispõem de retrovisores internos, tudo deve ser visto pelos retrovisores laterais da cabine e também, se houver, pelos retrovisores da porta direita e de cima do para-brisa.

Primeiramente, é fundamental ajustar o banco na posição correta para dirigir, de modo que você tenha todos os controles do veículo ao seu alcance, além de manter a postura correta. Depois disso, olhe para os retrovisores como se estivesse dirigindo.

É nessa hora que você terá uma noção mais exata de como será a visão dos espelhos. A regulagem deverá ser feita aos poucos e, se o veículo não tiver retrovisores com regulagem elétrica, poderá ser uma boa ideia pedir ajuda para alguém.

Os retrovisores principais, maiores, devem poder oferecer a visão completa do implemento, o que facilitará as manobras. Os retrovisores menores, geralmente convexos, que “trazem” as imagens mais para perto, devem ser regulados de forma que você tenha visão do que acontece mais próximo do veículo. Se for uma carreta, os retrovisores podem ser regulados para oferecer a visão dos eixos traseiros do cavalo-mecânico.

O espelho superior da porta direita deve mostrar parte da roda do caminhão, o que ajuda a parar próximo ao meio-fio, mas também oferecerá visão extra para mostrar o que acontece na lateral direita do veículo, evitando possíveis acidentes nos pontos cegos.

O mesmo vale para o retrovisor superior do para-brisa, que deve oferecer uma visão ampla da dianteira, pegando um pouco da frente do caminhão e mostrando o máximo de área possível.

Essas dicas simples podem ajudar a evitar acidentes, já que veículos de grande porte, como caminhões, têm um grande número de pontos cegos, o que prejudica a condução segura do motorista.

Rafael Brusque, do Blog do Caminhoneiro, especialmente para o Pamclube.

Categorias
Caminhoneiro Exame toxicológico

Saiba como funciona o exame toxicológico

Muitos motoristas ainda têm dúvidas a respeito do exame toxicológico. Listamos algumas situações para esclarecer o procedimento e eficácia do exame. De acordo com o Laboratório Lach, o exame é simples e realizado perante agendamento. O motorista precisa levar a carteira CNH e o resultado sai em 10 dias.

  • O exame é indolor?

O teste é indolor e feito a partir de uma pequena amostra do cabelo, que é capaz de detectar o consumo de drogas. Entre elas: Maconha e derivados, cocaína e derivados, anfetaminas (destinguindo o consumo como droga do uso terapêutico), metanfetaminas, ecstasy (MDMA, MDA, EVE e MDE), opiáceos e codeína. No caso do Laboratório Lach, o motorista pode acompanhar o status do exame no site, colocando o nome de usuário e senha.

  • Por que o exame é realizado através de análise do cabelo do motorista?

O cabelo determina presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. É a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.

  • Por que a análise de cabelo é mais eficaz do que outros testes para drogas?

A análise de drogas em cabelo oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo.

  • Como é feita a análise bioquímica?

A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta não afeta a estética do motorista e é indolor. É necessário que o motorista tenha o o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raiz até a ponta. Caso contrario, será necessário que a coleta seja de pelos do corpo.

  • Quais documentos são necessários para realização do exame?

Para realizar o exame não é necessário agendar. Basta o motorista comparecer ao ponto de coleta escolhido com um documento de identificação com foto e o CPF.

  • Prazo de entrega

O prazo de entrega varia de acordo com o estado. No caso da região Sul e Sudeste – correspondente de mais de 70% das CNHs das categorias C, D e E – o prazo varia entre 4 e 10 dias.

Fonte: O Carreteiro